5 DICAS ÚTEIS QUE O AJUDARÃO A CONSERVAR OS MÓVEIS
Na hora de escolher a mobília de sua casa é importante ter em conta, não só a qualidade do produto, mas também a sua conservação. Temos alguns conselhos que o poderão ajudar a conservar os seus móveis por mais tempo.
Há fatores que devem ser tidos em conta a partir do momento em que instala mobília nova na sua casa. A localização do móvel, a temperatura do ambiente, o uso dado à peça em causa, são alguns fatores que poderão ajudar a um desgaste mais rápido.
Como tal, temos algumas indicações que o ajudarão a zelar pela "saúde" da sua mobília.
CINCO DICAS PARA CONSERVAR OS SEUS MÓVEIS
CUIDADO COM O SOL E COM A HUMIDADE
Evite deixar os seus móveis em posições nas quais estejam sujeitos ao sol por longos períodos de tempo. A exposição a um ambiente muito quente poderá gerar alterações no móvel, tais como descolamentos, aberturas, descamações na pintura e desbotamento. As cortinas ou as persianas poderão ser suas aliadas para proteger a mobília.
Recomendamos também cuidado com ambientes húmidos porque mofo e bolor são duas outras ameaças que poderão arrasar a resistência dos seus móveis. Humidade combinada com calor equivale a uma ameaça redobrada, pelo que deve evitar ao máximo deixar os seus móveis húmidos após a limpeza.
Use ainda calços de feltro nos pés dos móveis e verifique sempre se há algum desnível no móvel em causa.
NÃO ENCOSTE OS MÓVEIS DEMASIADO À PAREDE
Um fator que poderá ajudar a prevenir a questão da humidade passa pelo quão encostados estão os seus móveis à parede. Se deixar pouco espaço, problemas como mofo, odores e pragas poderão aparecer.
Se deixar um espaço de 7 cm entre ambos, estará a deixar mais espaço para o ar circular. Desta forma, o seu móvel irá manter-se fresco.
EVITE PRODUTOS QUÍMICOS NA LIMPEZA
Ainda sobre a questão da humidade, salientamos que é importante higienizar regularmente a sua mobília, contudo, evite o uso de produtos químicos. Falamos de produtos que levem aguarrás, álcool, amoníaco, solventes variados e tíner, que poderão deixar manchas irreversíveis nos móveis.
Para limpar de forma mais simples e preventiva, basta retirar o pó com um pano macio (seco ou ligeiramente húmido) ou espanador. Se cair algum líquido em cima do móvel limpe-o rapidamente da mesma forma.
VÁ REAPERTANDO OS PARAFUSOS DE VEZ EM QUANDO
Se começar a notar menos firmeza nos seus móveis, uma das soluções poderá passar por desapertar e reapertar os parafusos. Quando puder experimente fazê-lo nos parafusos, pés e dobradiças do móvel.
TOME CUIDADOS CONFORME O TIPO DE MÓVEL
Há móveis de diversos feitios: madeira, melamina, metacrilato, entre outros. Diferentes móveis implicam diferentes cuidados na limpeza.
Móveis de madeira, por exemplo, podem ser limpos com uma solução de água com sabão neutro. Um polimento semanal será também o ideal, contudo, escolha uma boa marca que não contenha nem álcool nem silicone. Recomendamos ainda o uso de óleos e ceras devem apenas de três a quatro vezes por ano.
Se o seu móvel for de melamina, um pano fino e húmido basta para a limpeza. Já se forem de mármore, um pano e uma escova macia serão suficientes. No caso de metacrilato, pode usar sabões ou detergentes neutros. Caso tenha um móvel de metal use uma escova de arame dura para remover o pó e a ferrugem (no caso de ter um espaço húmido ou morar à beira mar).
Esperamos que tenha gostado destas dicas!
Veja a nossa colecção completa em cabeceiras.pt